ATENÇÃO!

Todos os textos aqui presentes são da minha autoria à excepção daqueles cuja FONTE é devidamente indicada.
Não copie sem indicar a devida fonte "Essência da Magia" ou o devido Link.

All rights reserved, please do not copy my writings except those whose source is present.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Xamanismo

                                            
XAMANISMO

SHAMANISM



Uma das primeiras religiões que surgiu no mundo foi o Xamanismo, praticada pelos nativos americanos. Eles procuravam entender o significado do Homem e da Vida realizando trabalhos com a natureza - o bem mais poderoso - assim como uns anos depois surgiu a wicca com o mesmo objectivo e pronta a praticar os mesmos rituais e ligar-se mais ao mundo e à natureza, já que sabiam que, com o passar dos tempos, o Homem ia estar cada vez mais afastado dela.



Mas os animais, tanto como as plantas, não. Eles existem no mundo físico e espiritual, e eram invocados pelos xamãs. Cada ser humano possui, no seu ser, animais espirituais, eles oferecem-lhe protecção, informação sobre o portador e características na sua personalidade (como uma melhor visão para captar quem é amigo e inimigo, oferecido pela coruja; ou uma maior capacidade para se defender a si e aos outros, oferecido pelo tigre).

Wicca também estuda o xamanismo, pois uma vez que se relaciona com a natureza, o corpo e a mente, não faz sentido deixar algo que faz parte de nós de lado. Assim como estão incluídas praticas de transe e meditação também xamanicas fazendo fácilmente a ligação entre os dois mundos, fundindo-se com a natureza.




Tudo indica que o xamanismo não teve origem celta, mas graças ao estudo de John Matthews percebemos que realmente teve, no século VI d.c, mas acabou por se perder devido ao Cristianismo. Certos estudos indicam também, que muitos exploradores cristãos eram xamãs.



Os Xamãs invocavam e incorporavam o seu animal, e após estabelecerem uma ligação com ele, tornavam-se seres humanos incríveis, cheios de poder e capazes de fazer qualquer coisa que estivesse impossibilitada por falta de coragem, auto-estima e etc, conseguiam também fácilmente prever o que ia acontecer...

Com o resultado de uma relação tão forte, que estaría prestes a ser estabelecida com cada animal, acabaram por dar-lhes nomes escolhidos pelos mesmos e não pelo Homem.


1 comentário:

Seguidores

A sua opinião é importante...

A sua opinião é importante...
Partilhe a sua essência comentando no blogue, não copie!